Vendas 0800 644 25 55
Suporte 47 3520 1707

Business Intelligence: qual a importância para sua empresa?

Artigos

AnalyticsBI - Business IntelligenceBig DataGestão

O mundo empresarial está inundado de dados. Por exemplo, uma empresa de vendas on-line sabe quanto tempo você permaneceu em seu site, qual caminho fez para chegar até ele, conhece suas preferências de consumo, quais produtos você visualizou e quantas vezes. Mas estes dados de nada servem se não forem organizados de forma correta.

Um problema que atinge muitos empresários na era da informação é o excesso de dados. O excesso de informação gera desinformação. No caso dos negócios, é preciso filtrar o que realmente interessa, para que os dados sirvam como base para tomada de uma melhor decisão e aumentar assim o desempenho da empresa.

O que os negócios fazem com as informações disponíveis é o que se chama de Inteligência de NegóciosInteligência de Mercado ou Business Intelligence (BI).  É um método para ajudar as empresas, através do cruzamento de dados, a tomarem as melhores decisões. Um dos softwares de BI mais populares do mercado atualmente é o Microsoft Power BI.

Análise de dados com business intelligence
Análises gráficas com Microsoft PowerBI

O uso do Business Intelligence auxilia você a ter respostas rápidas para perguntas do dia-a-dia relacionadas ao seu negócio. A elaboração de indicadores de desempenho pode ser direcionada para o monitoramento da evolução dos resultados da empresa e servir como referência para o processo de tomada de decisão e para a criação de estratégias de negócio.

Na prática

Como exemplo de uso do Business Intelligence, pode-se citar a rede de supermercados Pão de Açúcar, que utiliza os dados do cadastro de seus clientes para identificar seu perfil consumidor. Esta rede possui um programa chamado “Pão de Açúcar Mais”, que oferece benefícios especiais e exclusivos para quem é Cliente Mais. Assim, a empresa usa os dados de compras de seus clientes, para enviar ofertas personalizadas e promoções exclusivas, relacionado ao seu hábito de compra.

Apesar de o conceito de Business Intelligence não ser muito novo, existem muitas empresas que ainda não aproveitam os dados que estão disponíveis em seus sistemas e ou que não conseguem extrair deles os melhores insights.

É possível que as empresas sobreviverem sem o BI? A resposta é sim. Mas, a partir do momento em que seu concorrente fizer bom uso dele para tomar decisões mais assertivas, provavelmente você já perdeu alguns clientes, pois ele, seu concorrente, tomou melhores decisões e mais rápido do que você. É neste sentido que o BI traz vantagem competitiva e se torna importante, ele faz com que você fique à frente de seus concorrentes, tendo conhecimento de informações antes deles. Se hoje nenhuma empresa consegue mais sobreviver sem internet, daqui a pouco ninguém vai mais viver sem a Inteligência de Negócios, pois está se tornando essencial para as empresas.

Por Reginaldo Otto Nau :: RN Soluções em Excel

Conteúdos Relacionados