Vendas 0800 644 25 55
Suporte 47 3520 1707

Controle de produção industrial através de software MES, dando um salto de produtividade

Artigos

Delsoft XIndustrialParceirosSoftware

Nos últimos anos, a automação industrial se tornou cada vez mais necessária nas empresas dos mais diversos setores. Tal necessidade se deve devido à grande concorrência e a busca por melhores resultado de maneira mais eficiente e barata. Com isto, os avanços tecnológicos voltados para esta área foram enormes, com a implantação de máquinas, equipamentos e sistemas inteligentes que tornam o processo produtivo muito mais eficiente. Neste sentido, quando se trata de sistemas de gerenciamento de produção, o termo mais utilizado no mercado é o MES.

O termo, que significa Manufacturing Execution Systems, ou simplesmente MES, faz referência aos sistemas que tem como principal intuito gerenciar as atividades de produção. Estes sistemas ainda executam a tarefa de estabelecer uma ligação direta entre a etapa do planejamento com o chão de fábrica.

software-mes

Principais funcionalidades dos sistemas MES

Em geral, o sistema MES gera dados exatos e em tempo real sobre toda a cadeia produtiva. Isto resulta em uma grande otimização no que diz respeito as etapas produtivas, indo desde a emissão de um pedido até o despache do mesmo. Com isto, é possível que seja feito um preciso e detalhado acompanhamento de toda a cadeia produtiva. Este, por sua vez, resulta na otimização dos processos e na prevenção de prejuízos, além de tornar todo o processo mais rápido, eficiente e com menos custos.

As informações geradas por um software MES vão desde tempo de produção, quantidade produzida, ciclo de máquina, refugos, até mesmo dados sobre as máquinas, operadores e processos, dando informações confiáveis e assertivas para tomada de decisão.

A importância do MES

A necessidade de um software MES vem da lacuna que geralmente está presente entre o ERP (Entreprise Resource Planning) e os sistemas específicos da cadeia produtiva. Tendo a capacidade de importar informações do ERP, o software MES consegue integrá-los com o cotidiano de produção da empresa. Com isto, todas as tarefas relacionadas à produção são gerenciadas e sincronizadas com o fluxo de materiais. Tendo em conta que em uma cadeia de suprimentos o maior valor agregado geralmente está na produção, é extremamente conveniente realizar investimentos com o intuito de melhorar o fluxo, o controle, e a qualidade do material.

Principais benefícios de se utilizar um software MES para o controle de produção

Ao contar com um software MES, a empresa desfruta de uma série de benefícios oferecidos pelo sistema, através do controle de produção industrial.

A redução do desperdício através da prevenção do excesso de produção, do tempo de espera e até mesmo do inventário desnecessário é um deles.

Por sua vez, o tempo de produção é outro otimizado pela utilização do software. Isto por que o sistema gerencia e sincroniza dados visando a maior agilidade durante os processos.

Além disso, um sistema MES ainda se destaca por aumentar a visibilidade das atividades do chão de fábrica, assim como dos custos do processo de manufatura.

Obter mais com menos é a grande máxima de um sistema como esse, tirar proveito do que se tem sem a necessidade de adquirir novas máquinas e ou contratar operadores. Após o processo produtivo estar enxuto, o sistema MES irá ajudar a saber quando é hora de partir para investimentos em maquinário.

Por Vedois Tecnologia

Conteúdos Relacionados