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Os 3 P’s nas empresas

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Normalmente nas empresas nós temos 3 coisas básicas que chamamos de 3 P´s:

P rojeto
rocesso ou
roblema

Explicação básica

  • Quando temos algo com início, meio e fim temos um: Projeto.
  • Quanto temos algo com início e meio (nunca acaba), temos um: Processo.
  • Quando temos algo diferente das duas situações anteriores, temos um: Problema.

Obviamente as empresas precisam dedicar seus esforços em canalizar as situações para “projetos” e para “processos” ou os “problemas” irão dominar.

Chega a ser absurdo o desperdício de tempo nas empresas em reuniões. Falamos das reuniões formalmente estabelecidas e com as dezenas de reuniões informais com grupos maiores e menores de pessoas.

Prestem atenção ao número de reuniões na sua empresa e tenha certeza que a maioria trata de problemas e muitos que tem se repetido várias vezes.

Problema como projeto

É claro que não são pequenos o número de problemas que temos que tratar no dia a dia, mas a melhor forma de tratá-los e evitar que se repitam é encaixá-los num projeto.

De fato, um problema acaba sendo muito semelhante a um projeto, então, por que não o tratar como tal?

Tratando o problema como um projeto, nos forçamos a ter:

  1. Um descritivo detalhado (qual é o problema)
  2. Um diagrama básico de impactos (o que e quem é afetado)
  3. Um plano de ação (como, quando e quem) e
  4. Gestão do problema (acompanhamento da solução e regras de prevenção).

Eliminando o problema implementando ou ajustando um processo

Pode ser que para evitar que o problema se repita, tenhamos que estabelecer um novo processo na empresa ou ajustar um existente.

Então caso o processo exista, temos que analisar com detalhe cada etapa para poder ajustá-lo eliminando a causa do problema e caso o processo não exista, teremos que implementá-lo.

Por isso não esqueça de focar sempre nos conceitos de “projeto” e “processos” para eliminar gradativamente a maioria dos “problemas”.

Por Isley Roberto Schroeder  ::  Mercado Consultoria

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